Na noite do dia 28 de novembro de 2008 o Instituto Elo Amigo completou seu 7º aniversário de fundação, realizando uma programação com jantar, apresentações artísticas e show musical, na sede a Associação Artística Iguatuense. A cerimônia contou com a participação de diversos convidados entre membros da equipe, pessoas que já trabalharam no Instituto, parceiros locais, beneficiários, entre outras pessoas da região.

Sob a condução de Aldene Monteiro e Francisco Braz, que compõem a equipe do Instituto, o evento iniciou com a apresentação do projeto Tocando Músicas Nordestinas, seguido das falas de Alcides Marques, do Sebrae-Iguatu, Natália Mendes, do Sesc, e Marcos Jacinto, coordenador do Elo Amigo. Ao final das falas foi servido o jantar ao som da Banda D+ com música MPB e o Forró ao som do Grupo Ousadia, além dos parabéns pelo aniversário do Instituto.

Segundo Marcos Jacinto, coordenador do Elo Amigo, o momento serviu para mostrar um pouco do trabalho realizado pelo Instituto além do início da captação de recursos com eventos. “É o primeiro grande evento realizado pelo Instituto que fazemos contando com o apoio financeiro de nossos parceiros e mais desses haverão daqui para frente”, ressaltou.

Resultados

Desde 2001, o Elo Amigo consolida seu nome como uma referência positiva em processos de Desenvolvimento Local, já tendo alcançado como resultados a implantação de 7 Escolas/Telecentros de Informática e Cidadania com formação de mais de 1000 crianças, jovens e adultos, apoio a mais de 200 empreendimentos rurais e urbanos, construção de uma articulação de mais de 46 instituições, além da conquista do título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), do reconhecimento do trabalho realizado pelo Fundo Itaú de Excelência Social (Fies) e da prestação de serviços para instituições como a secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu, na realização de mapeamentos culturais (Selo Unicef), e para a Fundação Edvane Matias, na capacitação de jovens em Software Livre - Linux.

Próximos passos

Além do jantar, foi planejada ainda a realização de reuniões com os prefeitos eleitos na Região para a apresentação de propostas de parceria bem como a continuidade dos projetos em execução e realização de novos projetos nas áreas temáticas de Empreendedorismo, Tecnologia de Informação e Comunicação, Agroecologia Familiar, Cultura e Democracia Participativa.