Alunos e Professores conhecendo experiências (Foto: Fagner Leandro)

Aconteceu, nesta última quinta-feira (22), um intercâmbio de alunos do Ensino Fundamental da Vila Mel e Baixio da Donana, na Comunidade de Vaca e Bom Nome, em Acopiara. Mais de 40 alunos participaram da ação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Objetivo do intercâmbio é fazer com que os alunos, que receberam as tecnologias sociais nas Escolas, como a cisterna com capacidade de 52.000 litros de água e um Sistema de Reúso de Águas Cinzas para a produção de alimentos, através da parceria da Água Mineral AMA/Ambev e Fundação AVINA, possam conhecer as possibilidades de produção através das mesmas.

A Aluna Maria do Carmo do 8º Ano da Escola Artur Alves Cabral, do Baixio da Donana, já convive com as tecnologias sociais, mas acabou aprendendo cada vez mais. “Eu pude ver coisas novas, como o sistema de reúso, e o que eu aprender aqui, eu repasso para a minha família e meus amigos”, frisa Maria.

Estudantes conhecendo o Sistema de Reúso de Águas (Foto: Fagner Leandro)

O Douglas Dias é do 6º Ano da Escola Antônio José de Melo, na Vila Mel e ele achou interessante a forma e os cuidados com as hortas. “Eles tratam a horta com amor e é tudo verdinho. Eu quero plantar mamão, uva, banana, cenoura, alface, coentro e tudo que eu vi aqui”, explica Douglas.

Os alunos foram orientados sobre a forma correta do plantio de hortaliças, frutíferas e sobre o armazenamento e reúso correto da água para a soberania alimentar de uma comunidade.

O intercâmbio faz parte do Projeto CISTERNAS NAS ESCOLAS. As comunidades de Baixo da Donana e Vila Mel, no município de Jucás, foram agraciadas com uma cisterna e um Sistema de Reúso e Tratamento de Águas Cinzas para a Produção de Alimentos, cada. O projeto é desenvolvido em parceria com Fundação Avina e Água Mineral AMA e está sendo executado pelo Instituto Elo Amigo.