Durante todo o sábado, 09/12, acontece no Parque de Exposições do Rotary Club de Iguatu a 1ª Exposição da Agricultura Familiar do Centro Sul e Vale do Salgado, I Expoaf, que promete fortalecer o debate junto a sociedade de onze municípios sobre a importância das famílias agroecológicas e da produção saudável e livre dos agrotóxicos.

O evento é uma iniciativa do Instituto Elo Amigo, que vem desenvolvendo atividades e debates na região com agricultores e agricultoras, sobre a importância da qualidade da produção e sustentabilidade financeira das mesmas, comenta o articulador institucional do Elo Amigo, Christian Arruda. “A exposição surge como um momento de fortalecer a agricultura familiar na região, já realizamos o Seminário de Desenvolvimento Produtivo Rural Sustentável em alguns municípios e esse mesmo seminário abre as atividades da Expoaf no Iguatu logo pela manhã, a expectativa é que tenhamos pelo menos 350 agricultores”, destacou Arruda.

No início da tarde acontece na Expoaf atividades abertas a população em geral com minicursos sobre tecnologias do campo como produção de fertilizantes, palma forrageira e beneficiamento de leite. O momento também contará com palestras sobre apicultura, convivência com o semiárido, sementes crioulas e cooperativismo, entre outras.

A partir das 16h as famílias começam a feira de produtos agroecológicos diversos, mel de abelha, macaxeira, arroz, feijão, banana, água de coco, polpa de frutas, maracujá, queijo, doce caseiro, confecção, artesanato e etc. A feira marca o incio da celebração da agricultura familiar com alguns shows doados por patrocinadores com Kelvem o garotinho do forró, na sequência Bêu Paulino & Forró do Sertão e para finalizar a noite Fábio Carneirinho.

O coordenador executivo do Elo Amigo, Marcos Jacinto, disse que a Expoaf é um sonho antigo das famílias da agricultura familiar da região, o Elo Amigo reuniu seus parceiros que caminham juntos com a entidade a mais de 16 anos para realizar a exposição. “A Expoaf vem sendo pensada a algum tempo e essa primeira exposição conseguimos colocar na agenda estadual, até porque eventos como esses já acontecem em Fortaleza, Sobral e no Cariri, e agora também acontece no Iguatu e presenteia a região com uma atividade que integra as famílias do território centro sul e vale do salgado, com as suas produções aguadas com água das cisternas de produção e do reúso, que são as tecnologias que tem dado a sustentação das produções durante essa seca de seis anos”, destacou Jacinto.

Serviço:

Evento:  I Expoaf - 1ª Exposição da Agricultura Familiar do Centro Sul e Vale do Salgado;
Local: Parque de Exposições do Rotary Club de Iguatu;
Entrada: Gratuita;
Horário: 08h às 00h;
Hotsite: www.eloamigo.org.br/expoaf
Contato: (88) 9 9688.2788