A associação comunitária do Distrito de Cruzeirinho, no Município de Icó, recebeu nesta sexta-feira, 06/07, um trator e equipamentos adquiridos através da parceria e financiamento do Projeto São José III.

A comunidade, além de licitar trator e equipamentos, também efetuou processos licitatórios que versam sobre assessoria técnica qualificada, elaboração de planos de manejo e construção de galpão, onde os associados poderão trabalhar.

Cruzeirinho é uma das 100 primeiras associações a serem selecionadas para apresentar resultados positivos junto ao Banco Mundial, financiador e parceiro do Projeto São José III, possibilitando apoio ao desenvolvimento produtivo rural de mais de 290 associações em todo o Estado do Ceará. Neste sentido, a associação que está sendo assessorada tecnicamente pelo Instituto Elo Amigo, conseguiu licitar seus processos de construções e compras de equipamentos e trator, e efetuar os respectivos pagamentos de grande parte deste processo, tal como a primeira parcela da construção do galpão.

ICÓ: Grupo Produtivo do Projeto São José III recebe trator e equipamentos
A equipe do Projeto São José III do Instituto Elo Amigo em reunião com Associação do sítio Cruzeirinho em Icó [FOTO:Cicero Anderson]

A comunidade de Cruzeirinho, juntamente com outras associações, Extrema e Forquilha Mandacaru estiveram na sede do Projeto São José III, no final do mês de junho, onde o Coordenador do Projeto, Lafaiete Almeida, possibilitou a liberação de 100% dos recursos em conta destas associações, tornando possível o andamento dos processos de pagamento das questões produtivas licitadas, bem como outros avanços organizacionais.

De acordo com Marcos da Silva, Presidente do Instituto Elo Amigo, entidade responsável pela assessoria à associação de Cruzeirinho, explica que os resultados são positivos e significativos. “Os resultados atingidos até o presente momento, são significativos, entretanto é apenas o começo, caberá a associação, ainda, um grande esforço na segunda parte da tarefa, ou seja, garantir a organização, gestão, planejamento da associação e de seus integrantes, para assim poder buscar a sustentabilidade deste empreendimento, que se mostra tão promissor”. Relata Silva.

Conforme Christian Arruda, Articulador Institucional do Elo Amigo, o resultado é fruto de muito esforço. “A comunidade Cruzeirinho está de parabéns, os resultados galgados foram conquistados com muito suor e esforço, e nós ficamos felizes por participarmos desta empreitada, por podermos apoiar esta e outras 16 associações no Centro Sul e Cariri, a conseguir alcançar os objetivos, através não somente da assessoria técnica, objeto de nossa assessoria, mais fundamentalmente através do apoio a todo o processo, desde as questões de documentação e licitação, mais também as correlatas as articulações interinstitucionais”. Finaliza Arruda.

A comunidade Cruzeirinho, através de seus resultados positivos, mostra que o Projeto São José III, mesmo com todas as dificuldades encontradas em sua consecução, é possível e pode apoiar o desenvolvimento rural no Estado do Ceará, possibilitando a melhoria de vida de um grande número de agricultores e agricultoras familiares.