IMG 2586

Na Comunidade de Minador Latada (Jucás), os pedreiros e famílias beneficiadas, participaram, desde a última terça-feira (13), até sexta-feira (16), de uma capacitação para a construção de cisternas de placas do Projeto Quintais Produtivos. O encontro teórico aconteceu no salão da Associação e objetivou qualificar novos pedreiros nos aspectos técnicos e sociais, refletindo em uma melhor qualidade das construções das cisternas no Semiárido.

Conforme o Instrutor José Freires, as formações são importantes para que a cisterna seja bem feita e evite desperdícios e contratempos. “Nós realizamos tudo e é importante que eles vejam e tenham esse conhecimento, pois é preciso verificar os modelos das placas de cimentos, para que tudo se encaixe da melhor forma possível, deixando a cisterna pronta para receber a água”, frisa Seu José.

Um dos pedreiros que recebeu a capacitação foi o Clevernildo Leite que aprendeu a forma correta de como construir uma cisterna de placa. “Eu tinha dificuldades na quantidade de placas de cimento, mas eu consegui tirar minhas dúvidas e aprimorei mais tanto a questão do assentamento da coluna da caixa elevada. A experiência entre os pedreiros também é muito bom”, relata Clevernildo.

IMG 2619

O Coordenador de Projetos do Instituto Elo Amigo, Ednaldo Alves, explica que é um momento importante, pois para construir as cisternas, é preciso um padrão para que todos possam ser idênticas. “Precisam estar todas de forma correta para que as famílias possam desenvolver suas atividades de produção.

A formação é composta por momentos teóricos e por momentos de prática, onde o pedreiro iniciante ajuda a construir uma cisterna junto com um outro pedreiro mais experiente. Os participantes foram orientados sobre a forma correta e segura de trabalho na construção de cisternas e sobre a importância de estocagem de água, alimentos e forragem para os animais. Foi discutido também sobre os compromissos do pedreiro, como por exemplo, no momento da construção, a importância de verificar e conferir o material recebido e desenvolver um bom relacionamento com a família beneficiária da cisterna, que vai acolher o pedreiro. Eles recebem ainda uma apostila informativa com o passo-a-passo da construção, elaborada pelo Elo Amigo. Ao todo, 15 pedreiros e 8 famílias participaram da ação.

Entenda:

O PROJETO QUINTAIS PRODUTIVOS tem o objetivo de proporcionar o acesso à água para a produção de alimentos e/ou dessedentação animal, à famílias de baixa renda e residentes na zona rural, por meio da implantação de cisternas de placas de 52.000 litros, com captação a partir de leito de ENXURRADAS, associada a capacitações técnicas e formação para a gestão da água. Com isso, espera-se que as famílias beneficiadas possam melhorar suas condições de vida, ampliando o acesso à água e contribuindo para a segurança alimentar e nutricional e a geração de renda a partir da comercialização de excedentes. O Projeto beneficiará 150 famílias das cinco municípios do Centro Sul/Vale do Salgado do Ceará: Acopiara, Cariús, Jucás, Orós e Quixelô.