O Conjuve é composto por 60 integrantes entre titulares e suplentes, sendo 20 representantes do Poder Público e 40 representantes da sociedade civil. O principal critério para que uma pessoa ou organização possa se candidatar é possuir reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da juventude.
Ele tem como atribuições (1) propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política nacional de juventude; (2) apoiar a Secretaria Nacional de Juventude na articulação com outros órgãos da administração pública federal, governos estaduais, municipais e do Distrito Federal; (3) promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da situação juvenil, com vistas a contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas; e (4) apresentar propostas de políticas públicas e outras iniciativas que visem a assegurar e ampliar os direitos da juventude.
Na availiação do secretário-executivo do Conselho, José Eduardo de Andrade, "o Conjuve inicia uma nova etapa, ficando mais fortalecido e com maior amplitude". A posse está prevista para a segunda quinzena de fevereiro de 2008.
Veja aqui a nova composição do Conjuve
Fonte: www.juventude.gov.br