Na manhã de sexta-feira, 15/09, aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Iguatu, SEAP, reunião com representações das secretarias de agricultura de Acopiara, Iguatu, Jucás e Quixelô, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Secitec-Iguatu, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orós, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará, Fetraece-Iguatu e do Instituto Elo Amigo.

O momento surgiu da parceria entre SEAP e Elo Amigo que vem desde o início do ano realizando atividades conjuntas e debater o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) é uma delas que buscam qualificar os produtos de origem animal e vegetal comercializados na região.

Para o secretário de agricultura de Jucás, Cláudio Lavor, a iniciativa da cidade de Iguatu fortalece a segurança alimentar e faz com que a cidade se posicione como protagonista na região. “Iguatu é muito grande e consegue iniciar esse debate que deve garantir melhorias na comercialização e qualidade desses alimentos”, comentou Lavor.

O agrônomo da SEAP, Mauricelio Rocha, mostrou que a lei esta em vigor no Brasil desde 1950, foi ampliada para os estados em 1989 e em Iguatu se tornou obrigatório desde 2014 e esta em implantação nesse momento. Destacou que a secretaria está com todos os documentos necessários feitos e muitos produtores esperando a certificação para garantir a confiança dos seus produtos para o consumidor. “As dificuldades hoje estão nos detalhes, o decreto e lei já foram formalizados e estamos preparando nossa equipe para a inspeção”, disse Mauricelio.

Elo Amigo e SEAP de Iguatu mobilizam região para debater Sistema de Inspeção Municipal
O Secretário da Seap, Hildernando Barreto e seu adjunto, Teixeira, fizeram a abertura da reunião destacando a importância do envolvimento da região na fiscalização de alimentos e no fortalecimento do SIM

O coordenador do projeto de Assessoria Técnica Rural (ATER) no Elo Amigo, Ednaldo Alves, destacou que as parcerias entre os municípios podem destinar um rumo seguro para a produção da região. “O Elo Amigo se coloca para fazer parte e investe por acreditar que o melhor caminho do desenvolvimento do território e das comunidades se dá pelo trabalho coletivo”, afirmou Ednaldo.

Ao final da reunião todos os presentes ficaram com o encaminhamento de fortalecer o SIM em seus municípios e buscar conversar mais para forçar uma agenda politica. “É preciso sensibilizar o executivo, para isso acontecer é necessário fazer muita politica, para quem sabe os municípios montarem seu próprio consórcio regional para pensar na unificação da politica pública de segurança alimentar”, disse José Flávio do Sindicato de Orós e Fetraece.