Saiu a primeira edição do Correio Asa Branca, um jornal produzido por jovens comunicadores integrantes dos Fóruns de Juventude dos cinco municípios que compõe a Microrregião do Médio Jaguaribe. Voltado para a população em geral, o Correio Asa Branca tem a proposta de ser um veículo democrático, aberto à participação local e que fale da realidade e potencialidade da região
Saiu a primeira edição do Correio Asa Branca, um jornal
produzido por jovens comunicadores integrantes dos Fóruns de Juventude
dos cinco municípios que compõe a Microrregião do Médio Jaguaribe.
Voltado para a população em geral, o Correio Asa Branca tem a proposta
de ser um veículo democrático, aberto à participação local e que fale
da realidade e potencialidade da região. A idéia é também fortalecer os
fóruns municipais e os vínculos dos jovens com a sua comunidade e
estimular o exercício da cidadania e a participação política.
Antes de produzir o jornal, os jovens passaram por uma formação em Comunicação Popular, entre os meses de novembro de 2005 e junho de 2006, totalizando seis módulos de 16h. As oficinas foram realizadas pelo Instituto Elo Amigo, com apoio da Fundação Kellogg e em parceria com estudantes de Jornalismo do Programa de Assessoria Técnica e Sócio-Cultural às Rádios Comunitárias do Ceará (PARC), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O jornal possui seções de opinião, cultura e entrevista. A primeira edição abordou temas como a saúde pública do município de Orós, a história da cidade de Quixelô e o Seminário Nacional de Juventude, realizado em Brasília este ano.
Uma versão em PDF pode ser acessada na seção “Arquivos” do site do Elo Amigo.