O Movimento de Jovens Voluntários do Semi-Árido (Mover) está realizando o I Festival de Jogos Populares. A proposta do evento, que teve início no último dia 15 e vai até o dia 28 de abril, é integrar os jovens do Movimento e incentivar a prática do voluntariado e do esporte como ferramenta de promoção social O Movimento de Jovens Voluntários do Semi-Árido (Mover) está realizando o I Festival de Jogos Populares. A proposta do evento, que teve início no último dia 15 e vai até o dia 28 de abril, é integrar os jovens do Movimento e incentivar a prática do voluntariado e do esporte como ferramenta de promoção social.  Os jogos estão acontecendo nas cidades Iguatu, Acopiara, Jucás, Orós, Quixelô e Várzea Alegre e contam com modalidades como corrida de saco, corrida de 100 metros, futebol de rua, dominó, damas, pipa e peão.

Angélica Silva, uma das articuladoras do Mover, lembrou que a idéia do Festival surgiu após as oficinas promovidas pela ONG argentina Centro de Estudos e Sociedade - CEDES aos jovens integrantes do Mover. A formação, realizada ano passado, teve como objetivo repassar metodologias e propostas de desenvolvimento de ações ligadas ao esporte como forma de inserção social e promoção do desenvolvimento humano. Segundo ela, o Festival está ajudando a resgatar os jogos populares que estão sendo esquecidos e trocados por hábitos como assistir televisão, que não promovem o contato humano e a integração entre as pessoas.  “Nas poucas experiências que tive com jogos populares, noto que as pessoas gostam, mas não praticam mais. Por não ser mais um hábito tão natural, o Festival se tornou um evento interessante”, afirmou Angélica.

O Mover foi criando a partir da atuação de jovens que faziam parte do Centro de Resultados Adolescentes Solidários, do Instituto Elo Amigo.