
Durante todo o programa, representantes dos CIPs e facilitadores da RITS terão a oportunidade de conhecer e intercambiar experiências e metodologias, se capacitar no uso de ferramentas colaborativas e desenvolver ações e projetos que apoiem o processo de desenvolvimento local através do uso das TICs.
Do CIP da Microrregião do Médio Jaguaribe Karlos Rikáryo, articulador de comunicação e política do Instituto Elo Amigo, Marcos Alves, coordenador pedagógico do Comitê para a Democratização da Informática (CDI-MMJ) e Euda Maria Marques, educadora da Obra Social Marista de Iguatu estarão participando do programa que terá a duração de 9 meses, período em que ocorrerão três encontros presenciais e com várias atividades à distância, realizadas através de uma plataforma de ensino e colaboração chamada eRITS, baseada no software livre Moodle.
Sobre o CIP
Desde novembro de 2005, cerca de 46 organizações da Microrregião do Médio Jaguaribe (composta pelos municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô) se encontram periodicamente para elaborar propostas de desenvolvimento sustentável. A mobilização teve início através de uma iniciativa do Instituto Elo Amigo com apoio da Fundação Kellogg num processo que vem sendo chamado de CIP - Conjunto Integrado de Projetos. A perspectiva é de que dos encontros saia um documento com projetos coletivos e integrados que busquem promover o desenvolvimento na região. Nos projetos, diferentes atores e organizações deverão contribuir com suas capacidades e conhecimentos técnicos.