Os 162 jovens integrantes do Consórcio Social da Juventude Rural do Médio Jaguaribe estão desenvolvendo ações voluntárias nas suas comunidades em áreas como Esporte, Cultura e Meio Ambiente. As iniciativas são feitas com a comunidade foto_acao_voluntaria Os 162 jovens integrantes do Consórcio Social da Juventude Rural do Médio Jaguaribe estão desenvolvendo ações voluntárias nas suas comunidades em áreas como Esporte, Cultura e Meio Ambiente. As iniciativas são promovidas juntamente com escolas, associações e organizações locais e compreende uma etapa do processo de formação pessoal, social e técnico-produtivo pela qual os jovens passam.

Durante a formação, que se encerra no início de dezembro próximo, cada jovem dedica 100 horas para a execução de atividades voluntárias. Com essa ação, a estratégia é criar um ambiente de oportunidades conciliando a qualificação profissional e a formação cidadã.

Ana Kelly, que promove oficinas de dança e teatro na comunidade de São Pedro em Jucás, lembra que a atividade tem sido um grande aprendizado. “Escolhi essa ação porque tinha mais envolvimento com a música e a dança. Estou gostando muito porque faço o que gosto. É uma forma de exercitar a solidariedade e de dedicação às pessoas que moram na sua comunidade.

O Consórcio Social da Juventude Rural integra as ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é realizar a qualificação profissional e a inserção sócio-produtiva de jovens com idade entre 16 e 24 anos, integrantes de famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio.  O Consórcio é coordenado a nível nacional pelo Instituto Aliança (BA) em conjunto com outras 20 organizações da sociedade civil que têm experiência de trabalho com jovens de regiões interioranas de 09 estados do país. Ao todo estão sendo formados 2.000 jovens rurais. No Ceará, outras quatro entidades são executoras do projeto (Associação Caatinga, Brasil Cidadão, Florestan Fernandes e Cetra).

 

A foto ao lado é de um grupo de jovens do Consórcio, na comunidade de Alencar (Iguatu) que desenvolve ações voluntárias sobre meio-ambiente.