No período de 18 a 22 de agosto de 2025, o Instituto Elo Amigo está em Gravatá, Pernambuco, participando da Oficina de Planejamento do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). O encontro, realizado sob o tema “Democracia Forte, Brasil Alimentado”, reune organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias, parceiros institucionais e representantes de movimentos sociais de todo o Semiárido.
O objetivo central do evento é fortalecer a articulação em torno do direito à água e da promoção da agroecologia, reafirmando o compromisso com a defesa do Bem Viver e dos direitos das populações do Semiárido. Durante a oficina, são debatidas estratégias para aprimorar a implementação do P1MC, avaliar os avanços conquistados e planejar ações que garantam a ampliação do acesso à água de qualidade para consumo humano e produção de alimentos.
Representando o Instituto, estão presentes o Coordenador Executivo, Francisco Braz, e o Representante Legal da Instituição, Valdimiro Lima, que contribuem nos debates e construções coletivas voltadas ao fortalecimento do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e às políticas de convivência com o Semiárido.
A participação do Instituto Elo Amigo reforça sua atuação na construção de soluções sustentáveis para a convivência com o Semiárido. Ao lado de outras entidades, o Instituto contribuiu com reflexões, experiências e propostas que fortalecem a luta por um Semiárido vivo, justo e com dignidade para as famílias agricultoras.