Delegações dos 4 territórios no Estado do Ceará atendidos pelo projeto @ Juventudes chegavam ao município de Iguatu/CE na última sexta-feira, 02/12, para participarem do II Encontro de Jovens Comunicadores(as) do Semiárido Cearense, que se encerrou na tarde de sábado, 03, marcando a etapa final do projeto. Porém, a Rede de Jovens Comunicadores permanece com os laços que se fortaleceram através das atividades nos últimos 6 meses.

O evento ocorreu na sede da OAB Iguatu, onde cerca de 60 jovens - dos territórios Cariri, Inhamuns, Sobral I e Sobral II, residentes de comunidades rurais, se reuniram para compartilhar experiências, aprendizados e demostrar seus trabalhos desenvolvidos através da iniciativa social coordenada pelo Instituto Elo Amigo, em parceria com o IICA, Projeto Paulo Freire e SDA.

encontro jovens comunicadores igt

Logo no primeiro dia foram expostos os conteúdos de comunicação popular produzidos pelos jovens. Na ocasião, os participantes ouviram o podcast “Força Jovem” elaborado pelo grupo de Inhamuns e também o podcast “Dialogando, compartilhando e aprendendo” elaborado pelo grupo do Cariri. As equipes de Sobral I e II gravaram um “Vídeo Doc” contendo relatos sobre o Cristo Redentor da cidade de Ipueiras/CE - uma atração que movimenta o turismo religioso naquela região, falaram dos objetos históricos, do artesanato, trouxeram depoimentos de mulheres que vivem da pesca artesanal, entre outras situações. Além disso, houve uma “Exposição Fotográfica” produzida pelas mesmas equipes, contendo registros das suas próprias localidades e vivências no campo.

II encontro jovens comunicadore

Na programação teve espaço para a juventude aproveitar o período de jogos de Copa do Mundo. Telão, petiscos e piscina para ver a Seleção Brasileira em campo, resumiam a tarde que prenunciava uma noite cultural com música ao vivo e muita diversão.

O encontro tinha em seus objetivos algumas tarefas práticas de avaliação e planejamento. Os próprios jovens discutiam entre eles as possibilidades de sustentabilidade da Rede após o encerramento do projeto @ Juventudes. Muitas ideias e propostas foram apresentadas na intenção de não haver ruptura na ligação entre os componentes de todas as regiões alcançadas.

Durante a execução do projeto foi produzido pela equipe técnica do Elo Amigo, um “Catálogo das Expressões das Juventudes do Semiárido Cearense”, o qual retratou em fotos e pequenos textos explicativos algumas ações de grupos de jovens com atuação na cultura, arte, dança, audiovisual, esportes, religião e área social. Alguns dos coletivos de jovens do próprio @ Juventudes foram contemplados com a inclusão no produto gráfico.

Galeria de fotos do 1º dia: AQUI 

Galeria de fotos do 2º dia: AQUI