Foto:Karlos RikáryoCom o objetivo de incentivar e viabilizar o ingresso de jovens, da Microrregião do Médio Jaguaribe/CE formada por Acopiara, Cariús, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô, em entidades de ensino de nível técnico e superior, foi lançada no dia 16/03, a 2ª edição do Projeto Bolsa Educacional Aliança. O projeto voltado para jovens com idade até 29 anos e que tenham participado de alguma das formações oferecidas pelo projeto Aliança com o Adolescente ou pelo Instituto Elo Amigo, e vai fornecer bolsas de estudo a 10 jovens dos municípios envolvidos. As inscrições estão acontecendo na sede do Elo Amigo até quarta-feira, 11 de abril

Visualizar edital | Baixar edital

Foto:Karlos Rikáryo
Wanessa kelly é bolsista do projetos desde 2005 e faz o curso de Direito na URCA de Iguatu
Com o objetivo de incentivar e viabilizar o ingresso de jovens, da Microrregião do Médio Jaguaribe/Ceará formada por Acopiara, Cariús, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô, em entidades de ensino de nível técnico e superior, foi lançada, no último dia 16 de março, a segunda edição do Projeto Bolsa Educacional Aliança.

O projeto é voltado para jovens com idade inferior ou igual a 29 anos, que tenham participado de alguma das formações oferecidas pelo projeto Aliança com o Adolescente ou pelo Instituto Elo Amigo, e vai fornecer bolsas de estudo a 10 jovens dos municípios envolvidos. As inscrições estão acontecendo na sede do Instituto Elo Amigo até a próxima quarta-feira, 11 de abril.

Visualizar edital | Baixar edital

Para garantir o sucesso dos jovens contemplados com a bolsa de estudos, acontecem encontros de acompanhamento, discussões virtuais. “Para se ter uma clareza melhor da participação dos bolsistas nesse novo processo, em nossos últimos encontros discutimos juntos como realizar essa nova seleção que contou com a elaboração do novo edital, divulgação e inscrições, no qual os bolsistas estão ficando voluntariamente de plantão na sede do Elo Amigo tirando dúvidas e fazendo as inscrições, o que torna o processo coletivo”, comenta Raimundo Alves, educador do Elo Amigo e da unidade do Semi-Liberdade de Iguatu.

O retorno do investimento é que os jovens selecionados devem desenvolver planos de intervenção social em suas comunidades.

A primeira edição do projeto de bolsas de estudo aconteceu em 2005 quando selecionou 10 jovens, dos quais hoje 9 cursam o ensino superior. “Os valores da bolsa são bem flexíveis à realidade de cada curso”, ressalta o superintendente executivo do Instituto Elo Amigo, Eleudson Queiroz. “Se um jovem selecionado cursa uma faculdade pública, mas é de origem rural, ele vai precisar de hospedagem e alimentação e em alguns casos de transporte, a bolsa pode garantir isso”, acrescenta.

Dos 9 bolsistas podemos destacar a jovem Carla Rosana Aparecida de Morais, que está cursando Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia - UFBA. “Hoje vejo um novo mundo e com certeza minha vida só tem a melhorar, aqui na Bahia tudo é diferente, pretendo voltar pro Iguatu pra contribuir”, frisa Carla Rosana, estudante.

Núcleo gestor

O projeto de Bolsas foi desenvolvido pelo projeto Aliança com o Adolescente a partir de um fundo disponibilizado pela Fundação Kellogg. Para garantir a seriedade da bolsa além do projeto contar com a parceria entre Elo Amigo, Instituto Centec, Fundação Kellogg e Instituto Aliança formam juntamente com a União Iguatuense de Universitários - Unidus, Rotary Club de Iguatu e Escola Agrotécnica Federal de Iguatu o conselho gestor que cuida de todo o processo, o qual conta com encontros de acompanhamentos, distribuição dos recursos, entrevistas e publicações de resultados.