
Durante cinco meses (400 horas/aula), serão capacitados na região 169 jovens de cinco municípios (Acopiara, Iguatu, Jucás, Cariús e Orós) que passarão por um processo de formação pessoal, social e técnico-produtivo, onde serão abordadas temáticas que vão de Cidadania e Coletividade a Agroecologia Familiar e Empreendedorismo. A meta do projeto é inserir economicamente pelo menos 30% dos jovens através da implantação de pequenas unidades produtivas de agroecologia, envolvendo os eixos horticultura, avicultura, apicultura, ovinocaprinocultura e piscicultura.
Além da formação, os jovens desenvolverão projetos sociais de ação voluntária em suas comunidades. A estratégia é criar um ambiente de oportunidades conciliando a qualificação profissional, a formação cidadã e a utilização dos ativos existentes no meio rural de forma criativa, inovadora e atrativa. Dessa forma torna-se viável a realização pessoal e profissional dos jovens no próprio local onde vivem. A seleção dos jovens está em fase final e no dia 10 de julho terá início o processo de formação.
O Consórcio é coordenado a nível nacional pelo Instituto Aliança (BA) em conjunto com outras 20 organizações da sociedade civil que têm experiência de trabalho com jovens de regiões interioranas de 09 estados do país. Ao todo serão formados 2.000 jovens rurais. No Ceará, outras quatro entidades são executoras do projeto (Associação Caatinga, Brasil Cidadão, Florestan Fernandes e Cetra).
O projeto segue as linhas de ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em especial do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Através dele, são concedidas oportunidades de qualificação sócio-profissional contextualizada, de inclusão social e cidadania e de articulação de parcerias locais para a efetiva inserção dos jovens no mundo do trabalho. O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) possibilita ampliar estas oportunidades através de financiamentos individuais e coletivos para aquisição de terra, de apoio à inovação tecnológica e de assistência técnica para jovens voltados para a agricultura. Além dessas, outras linhas de crédito possibilitam o financiamento de atividades não agrícolas da economia rural, tais como agroindústrias, serviços de proteção ambiental e turismo, ampliando as alternativas para o jovem.
Lançamento Nacional do Consórcio - No dia 30 de junho será realizado o evento de lançamento do Consórcio Social da Juventude Rural – Aliança com Jovens. A programação acontecerá em Feira de Santana, na Bahia, com a participação de jovens, familiares e educadores das organizações que formam o Consórcio Aliança e de autoridades municipais, estaduais e federais. Já estão confirmadas as presenças de Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego (MTE) e de Eugênio Conolly Peixoto, secretario do Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).