Na manhã do dia 8 de dezembro foi realizado, no auditório do Sebrae-Iguatu (CE), o Seminário Regional de Políticas de Juventude. O evento teve como objetivos principais apresentar

Bruno Kelton e Gleirton Dias falarm da experiencia do FMJ de Acopiara Na manhã do dia 8 de dezembro foi realizado, no auditório do Sebrae-Iguatu (CE), o Seminário Regional de Políticas de Juventude. O evento teve como objetivos principais apresentar sugestões para o aprimoramento do texto do Projeto de Lei nº 4.530, de 2004, que aprova o Plano Nacional de Juventude (PNJ), e escolher 01 delegado e 01 suplente para representar as discussões do Estado no seminário nacional em Brasília, que será realizado em março de 2006.

O Plano terá duração de dez anos e servirá de diretriz para os futuros governos nacionais, estaduais e municipais do País implementarem políticas públicas voltadas para a juventude.

O seminário conseguiu reunir cerca de 110 jovens e 30 entidades dos municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô e contou com as presenças do Secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Acopiara, Gleirton Dias, o assessor do deputado federal André Figueiredo, Egidio Guerra, o superintendente do Instituto Elo Amigo, Eleudson Queiroz e o secretário de Esporte e Juventude de Iguatu, Luiz Filho.

Na mesa de abertura do evento, a jovem Gesiana Félix, representante do Fórum de Juventude de Jucás, falou sobre a experiência dos fóruns de juventudes que envolvem os cinco municípios do Médio Jaguaribe. Ela, que é residente na Vila São Pedro (Jucás), ressaltou que a juventude de sua localidade nunca havia discutido Política de Juventude e que o fórum tem sido um espaço importante que está proporcionando isso, ao aproximar as instituições. “Peço que vocês se dediquem ao máximo e convidem mais jovens para participar e discutir o Plano Nacional de Juventude. Essa é mais uma das oportunidades que aparecem para que algo mude”, enfatizou Gesiana.

Jovens apresentaram propostas para o PNJ Na seqüência da programação, Kelton Bruno, da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), e Gleirton Dias fizeram uma rápida apresentação da experiência da criação da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Acopiara, que foi implantada através de uma conferência envolvendo as juventudes das zonas urbana e rural, a partir de uma articulação entre Fórum Municipal de Juventude e prefeitura. “O poder público consultou a juventude o que tornou um momento válido para o processo de desenvolvimento”, frisou Kelton.

Após as falas iniciais, houve uma explanação contextualizada sobre a criação do Plano Nacional feita por Egidio Guerra e então os jovens se reuniram em grupos para discutir as temáticas presentes no PNJ (“Educação, Participação e Cidadania”, “Trabalho, Renda e Juventude Rural”, “Saúde Esporte e Meio Ambiente”, “Cultura” e “Tecnologia e Comunicação”). Alguns dos grupos mostraram insatisfação com partes do projeto que não estavam bem construídas e tinham propostas vagas aos anseios da juventude brasileira. Entre as sugestões na área de educação, foi apresentada a necessidade de promover a capacitação de professores em educação especial e a implantação de universidades no interior. No grupo Trabalho e Renda, a ampliação dos investimentos em agricultura familiar, com assessoria técnica constante e eficiente, e a melhora da qualidade do transporte escolar, que é um problema grave para a juventude rural, foram algumas das propostas apresentadas. Na discussão do tema Saúde e Esporte, foi sugerido trabalhar de forma permanente a educação para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O grupo que discutiu Cultura argumentou que deveria ser agregado à grade de ensino formal a temática Arte e Cultura. Já em Tecnologia e Comunicação, foi proposta a implantação de cursos básicos de informática e de computadores com software livre nas escolas públicas, com professores treinados para estimular uma visão de inclusão social aos jovens. Também foi ressaltado a necessidade de se criar instâncias e mecanismos de avaliação e fiscalização do plano, com a participação da sociedade.

Em 1º Plano Antonio Moreira, jovem que vai representar a região na Conferência Nacional No final do evento, os jovens Antonio Moreira, de Acopiara, e Laelton Alencar, de Iguatu, foram eleitos delegado e suplente respectivamente. Fabrício Xavier, representante do Fórum Municipal de Iguatu, informou a todos que os jovens dos fóruns da região enviarão ao gabinete do deputado André Figueiredo uma carta de repúdio reivindicando um maior número vagas para delegados no interior. O delegado eleito em Iguatu vai se juntar a outros 12 delegados escolhidos em outras regiões do Ceará, sendo oito representantes da capital. Segundo Fabrício a carta vai manifestar também uma posição contrária à ausência do deputado no seminário.

Para Gilvan David, coordenador de projetos do Instituto Elo Amigo, apesar do pouco tempo para aprofundar o debate sobre o Plano, o seminário serviu para que os jovens que moram em localidades de difícil acesso à informação se apropriassem mais da discussão. O evento foi uma iniciativa dos Fóruns Municipais de Juventude da Microrregião do Médio Jaguaribe, Instituto Elo Amigo, Secretaria de Esporte e Juventude de Iguatu, Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Acopiara; e contou com o apoio da Rede de Jovens do Nordeste, Secretaria de Esporte e Juventude do Ceará, Gabinete do Dep. André Figueiredo (membro da Comissão Especial de Juventude da Câmara dos Deputados).

No Estado do Ceará já houve encontros em Fortaleza, Quixeramobim, Sobral e Icapuí. Segundo Egídio, foi o único estado em que as consultas ao Plano Nacional não se restringiram à capital. Egídio afirmou que o gabinete do Deputado André pretende realizar encontros em outras cidades e garantir recursos para os delegados irem à Brasília. A idéia de levar as discussões no interior foi puxada por um grupo de organizações que trabalham com juventude, entre elas a Rede de Jovens do Nordeste e o Instituto Elo Amigo.

No site www.redesejuventudes.org.br você pode encontrar notícias relativas ao PNJ com links para acessar o projeto de lei.

{moscomment}