No dia 21/10 em Quixelô (CE), aconteceu a última, de uma série de cinco campanhas municipais de concientização ambiental, que teve início em junho deste ano que envolveu os municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Quixelô e Orós. O objetivo das campanhas é sensibilizar os moradores locais para assumir seu papel na defesa do meio ambiente.

Durante a programação que encerrou-se no dia seguinte 22/10, com uma passeata tematizada “Por Uma Nova Consciência Ambiental”, que saiu da barragem de Quixelô com aproximadamente 300 pessoas entre elas jovens do projeto, estudantes, pensadores e curiosos. A equipe do Centro de Resultados Agroecologia Familiar esperava que a participação da comunidade fosse em massa como nos outros municipios envolvidos.

Campanhas mobilizaram adolescentes, jovens, adultos e personalidades para discutir a preservação do Meio Ambiente A primeira campanha aconteceu em Iguatu nos dias 3 e 4 de junho momento que marcou o início das cinco campanhas municipais de proteção ambiental. Durante todos os eventos centenas de adolescentes, jovens, adultos, personalidades e curiosos, participaram das programações que respeitaram a integridade de cada municipio envolvido no processo.

Em Iguatu aconteceu um abraço simbólico no Rio Jaguaribe, numa manifestação contra a agressão diária feita ao rio, que recebe esgoto de 18 cidades e tem suas matas ciliares destruídas. Em Acopiara a campanha estimulou os moradores e poder público a fazerem a coleta seletiva do lixo, e discussões sobre revitalização do açude boca de “S” que antes abastecia a cidade e hoje se encontra poluido e sem utilização alguma. “O municipio discutiu coleta de lixo, mas não havia lixeiros, a administração reconheceu e na semana seguinte colocou um lixeiro em cada esquina da cidade”, frisa Luciana Bandeira, educadora (PDA). Na campanha de Jucás, o tema mais discutido foi a polução das águas do Rio Jaguaribe que também passa pelo municipio e barragem construida que era para ampliar o abastecimento d'agua da cidade e hoje não está servindo para suprir as necessidades, a população se demonstrou bastante preocupada não só com a situação das águas, mas também com a coleta e reciclagem do lixo produzido na comunidade. Em Orós o momento focalizou as margens do Açude de Orós e a poluição em que o açude está, e com alguns anos seco chega a soltar um odor insuportavel de poluição e o açude e a população convive com o despejo de esgotos e lixo no leito do Açude de Orós.

Segundo o educador Marcos Jacinto, as campanhas consegui despertar na população e nas lideranças locais que o meio ambiente precisa ser cuidado e daqui para a frente tem que ser pensado em uma estratégia coletiva para que essa preservação aconteça. Marcos destaca que a campanha que acontece em Quixelô consistira não só nas discussões do municipio, mas na apresentação dos dados do relatório técnico Ambiental feito a partir dos diagnósticos participativos em cada município envolvido no processo. O momento contou também com a certificação de 50 jovens Agentes de Desenvolvimento Ambiental, capacitados em produção de mudas para reflorestamento, manejo de mata ciliar e diversas outras temáticas ligadas ao meio ambiente.

{moscomment}