Na última segunda e terça-feira, dias 02 e 03 de junho, a Rede Cisternas realizou a primeira oficina de formação para comunicadores e comunicadoras populares, com o objetivo de fortalecer a comunicação comunitária e dar visibilidade às histórias de transformação social geradas pelas tecnologias sociais de convivência com o Semiárido. A iniciativa aconteceu em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
O encontro reuniu representantes de diversas organizações da sociedade civil e comunicadores das regiões beneficiadas pelo Programa Cisternas. Durante os dois dias, os participantes participaram de dinâmicas de integração, rodas de conversa e oficinas práticas sobre produção de conteúdo, fotografia, redes sociais e comunicação comunitária.
Como parte da programação, o grupo visitou a comunidade de Muxinató, no município de Senador Pompeu, onde conheceram a história inspiradora da família de Seu Francisco, beneficiada por uma cisterna de placas e outras tecnologias de acesso à água.
A visita permitiu que os comunicadores experimentassem na prática a escuta sensível e o registro das narrativas locais, fundamentais para dar voz às comunidades e valorizar as conquistas alcançadas.