Prof Inês Vitorino falando sobre Educomunicação Jovens comunicadores, universitários, radialistas, educadores e representantes de ONGs se encontraram no dia 29 de outubro para discutir alternativas de uso da comunicação como ferramenta de promoção do desenvolvimento sustentável. O evento, intitulado II Seminário de Jovens Comunicadores, foi realizado em Iguatu (CE) e teve o objetivo de refletir sobre o papel do Jovem Comunicador, trocar experiências entre jovens que utilizam instrumentos de comunicação (rádios comunitárias, jornais alternativos, jornais estudantis), além de propor estratégias para o fortalecimento das iniciativas de comunicação realizadas por jovens do Médio Jaguaribe (CE), microrregião composta pelos municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô.

Durante a programação, houve palestras e apresentações de experiências dos estados do Ceará e Pernambuco, nas áreas de Política e Comunicação, Educomunicação e Inclusão Digital.

Para apresentar as experiências, foram convidados jovens do Centro Nordestino de Medicina Popular (PE), da Fundação Casa Grande (CE), do Centro das Mulheres do Cabo (PE), do CDI e de Clubes de Jornal do Ceará. O Seminário de Jovens Comunicadores teve sua primeira edição realizada em 2002 e foi promovido pelo Instituto Elo Amigo, Comunicação e Cultura e Redije (Rede de Integração dos Jornais Estudantis). Este ano a organização contou ainda com o apoio das Secretarias de Educação, Esporte e Juventude de Iguatu, Comitê para Democratização da Informática (CDI-MMJ), Parc (UFC), Redes e Juventudes e Fundação Kellogg.

Comunicação e juventude no semi-árido cearense
-O Seminário marcou o início de um projeto de formação de jovens comunicadores do Médio Jaguaribe que vão atuar como agentes de promoção da cidadania na região. Todos os jovens envolvidos no projeto fazem parte de Fóruns Municipais de Juventude e as oficinas serão ministradas por alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto é uma iniciativa do Instituto Elo Amigo, em parceria com o Programa de Assessoria Técnica e Sociocultural às Rádios Comunitárias do Ceará (PARC - UFC).

{moscomment}