
Foi nesse contexto que surgiu o Instituto Elo Amigo, uma ONG que, apesar de ser criança na idade, tem em sua bagagem uma enorme experiência, além de tecnologias sociais que permitiram obter grandes conquistas. Criando em novembro de 2001, o Instituto Elo Amigo surgiu a partir do Projeto Aliança com o Adolescente, iniciativa da Fundação Kellogg, Instituto Ayrton Senna, Fundação Odebrecht e BNDES. O Projeto foi implantado com o objetivo de promover, a partir do jovem e adolescente, o desenvolvimento sustentável de três regiões do Nordeste com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Uma dessas regiões é a Microrregião do Médio Jaguaribe, localizada no semi-árido cearense e composta pelos municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô.
Logo no início do Projeto Aliança, o grupo de pessoas que coordenava as atividades na região através do Sebrae sentiu a necessidade de dar ao projeto uma maior autonomia e uma cara própria, com os pensamentos e valores de quem vive no Médio Jaguaribe. Daí veio o Instituto e com ele a certeza cada vez maior de que promover o desenvolvimento é, antes de qualquer coisa, promover mudanças nas pessoas. Ou seja, não adianta só dar o peixe, assim como ensinar a pescar também não é tudo. É preciso fazer com que as pessoas percebam que vivem em sociedade e o que elas fazem e produzem pode contribuir com o desenvolvimento sustentável de seu entorno. Ao longo do Projeto Aliança, que durou quatro anos, passaram por um processo de formação pessoal, social e técnico-produtivo mais de 800 jovens e 80 educadores sociais, tendo como base um itinerário pedagógico que visa, antes de inserir o jovem no mercado de trabalho, buscar oportunidades de inserção na sociedade enquanto ator e sujeito de diretos.
E essa idéia permitiu com que fossem criadas mais de 100 pequenas unidades produtivas agroecológicas, onde jovens e pais aprendem a plantar hortaliças e frutas, a cultivar mel e criar peixes, aves e ovelhas com respeito ao meio ambiente e às relações sociais de quem vive no campo. Também foram criados mais de 15 negócios próprios, montados pelos jovens que desejam trabalhar estabelecendo uma relação justa de mercado. E a solidariedade esteve presente nessa trajetória com a criação do Mover, um movimento jovem que permitiu a realização de vários pequenos projetos voluntários que atendem a diversas demandas da sociedade. Hoje, Mover e Elo Amigo buscam criar uma Agência de Voluntariado Jovem, que vai disseminar a solidariedade e a prática do voluntariado entre pessoas, empresas e organizações da sociedade civil.
A parceria com o CDI (Comitê pela Democratização da Informática) rendeu a implantação de oito telecentros comunitários, onde jovens aprendem a usar o computador e a internet como ferramentas de promoção do conhecimento e da cidadania. E como diz a máxima “quem não faz política sofre a política de quem faz”, os jovens da região conseguiram fazer com que todos os candidatos a prefeito de suas cidades assinassem um termo de compromisso com propostas de políticas voltadas para a juventude. Estes mesmos jovens decidiram criar fóruns municipais de juventude para debater os problemas de suas localidades. Com objetivo de estimular as ações desses fóruns, cerca de 50 jovens receberam capacitações em Políticas Públicas e Comunicação, lançando o exemplar de um jornal comunitário na região.
Mesmo após o ciclo do Projeto Aliança, o Elo Amigo sempre manteve parcerias com atores locais e nacionais que compartilhassem com o mesmo ideal de promoção do desenvolvimento sustentável. Outros parceiros vieram e permitiram a continuidade de diversas ações, como o Projeto Raízes, em parceria com a Fetraece, que promove a formação técnica de jovens e adultos utilizando a metodologia da Agroecologia Familiar. Tem também o Programa de Desenvolvimento Ambiental, que promoveu seminários, passeatas e campanhas de mobilização e conscientização na região. O Com.Domínio Digital permitiu a capacitação em tecnologia da informação inserindo jovens no mundo do trabalho. Junto com a Rede Juventudes, o Elo realizou um mapeamento das organizações juvenis de Iguatu a fim de descobrir como os jovens se articulam na cidade e quais seus objetivos. Foi através da Rede também que jovens do Elo e da região participaram de vários eventos e debates nacionais sobre políticas públicas de juventude. Também em Iguatu, numa parceria com a prefeitura local, foi feita uma pesquisa sobre as diversas formas de expressões e manifestações culturais da cidade com o objetivo de descobrir como a cultura está presente na formação da identidade do município.
E tem também o Consórcio Social da Juventude Rural, um programa do Governo Federal que o Elo Amigo coordena na região em parceria com o Instituto Aliança, sindicatos e a Rede de Apoio à Agricultura Familiar, onde 162 jovens foram formados e estão montando suas unidades de produção junto com pais e associações locais. Ao todo, em cinco anos são mais de mil jovens formados pelo Elo e cerca de 100 unidades produtivas plantando e cultivando.
Agora, completado cinco anos, chegou a hora deste “elo” pelo desenvolvimento ser ampliado. É o que vem acontecendo com o CIP – Conjunto Integrado de Projetos, uma articulação que desde novembro de 2005 envolve cerca de 46 organizações do Médio Jaguaribe em encontros periódicos que visam elaborar propostas de desenvolvimento sustentável. A mobilização teve início através de uma iniciativa do Instituto com apoio da Fundação Kellogg e a perspectiva é de que dos encontros saia um documento com projetos coletivos e integrados que busquem promover o desenvolvimento na região. Nos projetos, diferentes atores e organizações deverão contribuir com suas capacidades e conhecimentos técnicos.
È hora de celebrar - Para celebrar estes cinco anos, o Instituto Elo Amigo vai promover no dia 16 de dezembro sua festa de aniversário com parceiros e jovens da região. Na ocasião será realizada a certificação dos 162 jovens formados pelo Consórcio Social da Juventude Rural e de 28 produtores e produtoras do projeto Raízes. E você é nosso convidado. Participe! Sua presença é muito importante para nós. Informações: (88) 3581.6575.